Fábio Duran
   MTB 0083986/SP
   LinkedIn / CV / Lattes

Sorocabano de 26 anos, formado em jornalismo pelo CEUNSP e pós-graduando em Gestão de Marketing pelo SENAC.

Seu primeiro contato na área da comunicação foi como representante comercial de um escritório gráfico, em 2005, no qual foi responsável pela captação de novos clientes e pelo design dos materiais gráficos que vendia, processos que conheceu na empresa.

Trabalhou por quatro anos na ONG Pérola, onde ministrou aulas sobre empreendedorismo e colaborou com o setor de marketing, que instigou sua vontade de cursar jornalismo. Lá, foi responsável pela comunicação interna e externa da Associação: implantou os boletins informativos; criou e produziu notícias, releases, vídeos e materiais de divulgação; além de atuar na organização de eventos e manutenção do site e mídias sociais.

No final de 2009 criou o blog Curiozitty, no qual reproduzia as diferentes notícias e curiosidades que lia e posteriormente passou a publicar apenas matérias autorais ou recebidas por colaboradores. O site encerrou as atividades em novembro de 2015 para dar espaço a outros projetos, mas o conteúdo continua disponível para consulta. 

Também foi um dos responsáveis pelo Circuito da Moda, programa transmitido pela internet direcionado para todos os públicos, com foco em moda e cultura. Foram três temporadas: uma para rádio e duas para TV, todas ao vivo.

Fez estágio na Sociedade de Melhoramentos do Parque Ibiti do Paço, cujo objetivo foi melhorar a comunicação com os associados e moradores através dos meios de comunicação adotados pelo loteamento fechado - site e informativo interno - informando sobre eventos, regras, decisões e ações desenvolvidas pela diretoria da Sociedade Ibiti, e assuntos pertinentes ao loteamento.

Na faculdade desenvolveu dois projetos que merecem destaque: a Revista Foca, que de jornal passou a ser uma revista temática; e o Mural Interativo, projeto multimídia que busca valorizar o turismo e o lazer no interior paulista, ambos criados dentro da Agência Experimental (AECA) da faculdade.

O livro 'Reféns: quando o preconceito vence a medicina' em que escreveu com Joana Maria, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso, foi o vencedor do Prêmio Capivaras de Ouro 2016 (CEUNSP) na categoria livro-reportagem e finalista no Prêmio Intercom Sudeste 2017 na mesma modalidade.


Capivaras de Ouro

Evento premia as melhores produções desenvolvidas pelos alunos de Comunicação Artes e Design do
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP)

2013 - Melhor trabalho na categoria Fotolivro - "Fotolivro Diário de Sorocaba"
2013 - Melhor trabalho na categoria Jornal-laboratório impresso - "Jornal Saúde em Pauta"
2013 - Melhor trabalho na categoria Revista-laboratório impressa - "Jornal FoCA"

2014 - Melhor trabalho na categoria revista-laboratório impressa - "Revista Foca - Faces do preconceito"
2014 - Indicado na categoria Produção Jornalismo literário e/ou opinião - "Revista Foca"

2015 - Melhor trabalho na categoria Jornal Mural - "Mural Interativo"
2015 - Indicado na categoria Jornalismo online - "Mural Interativo"
2015 - Indicado na categoria Telejornalismo - "Chef ensina a preparar uma saborosa rã à provençal"

2016 - Melhor trabalho na categoria Livro-reportagem - "Reféns: quando o preconceito vence a medicina"